terça-feira, junho 27, 2006

Dia 2 - Redondela - Pontevedra

Pois o acordar desse dia é que foi uma bela obra...
Primeiro foi o casal do canto que começou a organizar a bela da mochila às 6h20 (deles)... ai ai ai, não é que não tivesse dormido muito, mas ainda me faltavam umas horas de sono pela frente, mas também não faltou muito e o raio do despertador improvisado começou a tocar...
A minha primeira função era acordar a Ana e o Luís... parecia coisa fácil, visto que a Ana estava a dormir por cima de mim (no beliche) toca a começar a tocar entre as tábua no colchão, mas pareceu-me que aquilo estava a ter um efeito contrário ao esperado, será que ela estava a sonhar com umas massagens? Decidi tomar outra iniciativa, antes que adormece-se e voltasse a acordar com o outro grupo de portugueses que estavam no beliche ao lado... já estava a ser difícil acordar sozinho, não queria voltar a acordar com mochilas... vai daí que tomei o ataque e toca a lançar uma das mãos para cima e tentar acordar a Ana com toques no braço... acho que consegui... agora ela que tratasse de acordar o Lu... (tarefa difícil)... mas alcançada...
Saímos do albergue e primeira missão... pequeno-almoço, seguimos para um lado da terra e nada, toca a experimentar o outro e já agora tentar descobrir se a mercearia está aberta... népias... apesar de eles (galegos) terem o relógio adiantado uma hora, continuava na mesma a ser mt cedo... acabamos por tomar qualquer coisa num café a 20 metros do albergue... e mais uma difícil missão, porque pelos vistos os gaijos só têm madalenas para comer (desde a minha última caminhada a Santiago que não podia ver essas coisas à minha frente, mas lá teve que ser... acompanhadas por um chá...)
Lá arrancamos finalmente e descobrimos que o outro grupo de PT's só nessa altura é que saía do albergue... provavelmente ainda foram tomar um pequeno-almoço, mas o Luís fez todo o caminho na ânsia de ser apanhado e ultrapassado por uma miúda de 12 anos... :D
A etapa não prometia nada de especial, apenas duas subidas e cerca de 22 km's...
A primeira subida, trouxe a primeira fonte, bem a meio o que foi agradável para primeira pausa técnica, depois na descida uma vista muito agradável e mítica sobre a Ria de Vigo (qualquer coisa que me fez lembrar "As Brumas de Avalon"), a meio uma foto com o casal das 6h20 que estava à espera que o Sol subisse para tirarem mais fotos da Ria... enfim aqueles vinham a gozar o caminho, coisa que só aprendemos a fazer com o tempo...
Depois uma pausa técnica num passeio ao lado de uma frutaria... 3 laranjas e uma saca de uvas... Óptimo como diria alguém mais tarde... seguimos a viagem e a passagem por uma ponte foi outra vez motivo de sessão fotográfica... segui-se uma passagem por uma aldeia com ruas íngremes... das piores do caminho (já faziam parte da 2ª subida) e a passagem para trilho, sempre a subir, com direito a uma foto numa ponte romana... no topo da subida já sucumbiamos ao calor e à sede, apesar dos cantis ainda estarem a meio, faltava água fresca e corrente... aí aparece o José Maria, o primeiro contacto, foi estilo ZEN... pareceia que estava numa de meditação / yoga descalço e afastado da mochila uns 15 metros... dizia ele se alguem quiser levar a mochila fixe... (depois desta ideia tentei implementar uma nova táctica na minha mochila que era tentar convecê-la a seguir-me, mas ela é muito casmurra)... seguimos e uns metros à frente (agora dito parece pouco, mas na altura devem ter sido para aí ainda uns 1,5 kms) aparece uma fonte bem maneirinha... com sítio para descansar à sombra ou sol, conforme as preferências... concordamos que ficariamos pelo menos 35 minutos parados... foi outra das pausas técnicas para comida e restablecimento de energias... entretanto passaram por nós o José Maria e o Juan (que me aliviou a mochila comendo uma das maças que trazia)... agora me lembro foi aqui que fiz a lavagem de parte do saco da comida, porque a pera que não comi parecia que tinha saído da espremedora.... :)
Daqui para a frente a viagem foi um pouco suplício, faltavam pouco quilómetros mas era sempre asfalto e pela estrada nacional com um calor arrebatador...
Finalmente a chegada ao albergue... que estava a fechar, no horário a abertura estava marcada para daí a 2 horas e havia um aviso a informar de 2 albergues nas redondezas um a 10 e outro a 16 km's... Paramos e descansamos um pouco, ainda propus seguir para Briallos a 16 km's, mas o pessoal olhou para mim de lado, os pés estavam quentes e os musculos cansados, ainda estavamos a sentir danos do dia anterior...
Decidimos comer na "tasca" ao pé do albergue... decidimos ficar cá fora e descobrimos que José Maria comia no interior... não tardámos a chamá-lo para a nossa beira... conversámos e descobri-mos que era polícia em Badajoz (não conhecia a música do Paco Bandeira... :( ). Como boas vindas, ofereceu-nos um licor no final do nosso "almoço" pedimos uns bocadillos a pensar estilo em meia sande, não tinhamos fome, apenas cansaço, e saiu-me meia baquete, à Ana uma super salada e ao Lu uma senhora refeição de lombo... O licor cheirava à "receita" do Meireles, mas o sabor era bem pior... dei um trago e tava a ver que ia vomitar tudo o que tinha comido, a Ana passou pelo mesmo... a nossa sorte foi o Lu que adorou e bebeu 3 coisas daquelas... andou feliz o resto do dia...
Passou o Juan por nós, mas dirigiu-se para a estação de comboios, não o vimos mais no resto do dia...
Finalmente o Albergue abre e escolhemos as nossas camas no canto, junto à janela... revelou-se uma mais valia... :D depois um banho merecido e um pequeno descanso com tentativa de estudo, lavagem de roupa (na máquina e mais tarde a secagem também porque choveu a potes) e decidimos jantar no albergue, convidamos o José Maria, que por arrasto trás o Baldo e Helena. Num raid às compras para o macarrão e salado do Baldo, eu a Ana e o José demoramos montes de tempo... o José conseguia meter-se com todas as raparigas que passavam, tipicamente espanhol :)
A confusão da preparação do jantar foi a normal, eramos muitos na cozinha. O jantar estava "bom", mas mais tarde mostrou a sua garra...
Entretanto, o jantar acaba, e chega a Pipa, a Sofia e o Maltesers... enviados especiais de Portugal, ou seja, não tinham nada mais para fazer e vieram-nos visitar... foi porreiro, juntamo-nos na mesa do jantar, e a comida que tinhamos guardado já dava sinais da sua graça... ninguém consegui tocar nela... só de se falar nos ingredientes da salada, o pessoal franzia o nariz e eu pensava com os meus botões como é que tinha comido daquilo... :D Juntou-se ao grupo alguns fanáticos das biclas e a conversa durou pela noite dentro... Expressões memoráveis: "Óptimo", "Poreiro" e "tacão deste tamanho"... todas ditas pela mesma pessoa :D
Depois de lavada a louça, tarefa que me calhou a mim... por sorte a Sofia mostrou ser uma ajuda mais uns dedos de conversa e caminha... aí acontece o imprevisto.... albergue cheio... sinónimo de "camarata" calorenta e mal cheirosa... já para não falar no ronco generalizado... mas para isso já tive grande escola... :D
Mas isso são histórias do dia 3...