quinta-feira, junho 29, 2006

Dia 4 - Briallos - Padron

Dia 4
Briallos-Padron (25 km's)

A noite não tinha sido das melhores...
Estava ansioso... começava realmente a parecer que faltava pouco e ao mesmo tempo ainda tínhamos tanto pela frente, mas o sentimento era que já tínhamos passado o mais difícil, não que houvesse marcado nenhum Cabo da Boa Esperança ou coisa parecida, mas naquela altura parecia que já lá estavamos porque haviamos começado, ou pelo menos, eu havia começado a interiorizar o caminho... Havia também o facto de ser o último dia em que estavamos todos juntos, todos quero dizer o pessoal que haviamos apanhado em Redondela na primeira noite, apesar de a conversa ser por vezes pouco mais do que habitual, sentiamos que havia um sentimento de conjunto no grupo em geral. Juan & Juan, não iriam até Padron, Juanito dizia que lhe era difícil fazer os 25 km's num só dia, Baldo e Elena, iriam apanhar um autocarro, estavam a fazer caminho desde o Porto e já estavam cansados e queria estar em Santiago cedo, por isso iam ficar mais próxima da cidade para fazerem um curta peregrinação no dia a seguir e aí sim, chegar a Santiago a pé... :|
Por isso também me custou a noite, parecia que estavamos a chegar e ao mesmo tempo parecia que faltava pouco para acabar e para também nós nos separar-mos para as nossas vidas normais...
A noite foi engraçada, o albergue não tinha cortinhas nas janelas, por isso não era preciso contar carneiros para adormecer... bastava contar os carros que passavam lá fora, que eram muito poucos, e iluminavam o quarto como a passagem de uma estrela cadente...
De manha acordamos com os primeiros raios de luz lá fora... Juan Maria e Hughes são os primeiros a abandonar o albergue, ainda estava eu a fazer a mochila quando os dois partiram, cada qual para seu destino... Juan sabia que iria encontrar em Padron, Hughes não sei se saberia mais dele ou não, mas a verdade é que no passado sábado estive com ele no Porto, a mostrar-lhe a Ribeira, a nossa boa cozinha e os nossos vinhos do Porto, ele ficou encantado... e lá seguiu viagem para Fátima...
Tomamos o pequeno-almoço na companhia de Juan & Juan, Baldo e Elena ainda dormiam... saímos do albergue e despedimo-nos de Juan & Juan, nada de B&E...
À porta de albergue, a Ana obrigou-nos a tirar uma foto, e de repente ouve-se "SANCTI SANCTI"... era baldo a chamar por nós à janela... foi uma risota porque era bem cedo, e não fosse a malta do campo acordar cedo e aquilo ser meio descampado, teria acordado muita gente... :D
Lá voltamos atrás e estamos 5 minutos na despedida, a Ana recebeu uma rosa de Baldo... eu e o Lu passamos o resto do caminho a imaginar a reacção a seguir a isso de Elena... :D
Lá seguimos caminhos e a 100 metros do albergue efectuamos a nossa primeira ultrapassagem a J&J... :D que não haviam reparado que tinhamos ficado para trás logo no início e pensaram que nos estavamos a meter com eles por causa de eles irem mais devagar que nós... conversamos um pouco e rimos, e lá seguimos caminho... uma bocado entristecidos porque estavamos a deixar 4 amigos para trás...
O caminho foi engraçado, pelo meio dos campos até Caldas de Reis, depois a Ana perguntou informações a um grupo de gaijos saídos da FIESTA da noite anterior, ao que comenta, fogo aqueles gaijos já começaram a beber a estas horas da manhã? :D LOL...
E à saída de Caldas de Reis não vimos uma seta escondida por um carro e fizemos o nosso primeiro engano no caminho, mas por sorte foi de apenas para aí 100m...
O caminho aí entrou numa mancha verde... bem bonita, o caminho era realmente agradável... passavamos por algumas pessos que estavam nos campos... vimos passar um montão de ciclistas na estrada, devia ser alguma corrida...e sempre que passavamos por perto da estrada principal, esperavamos que passa-se um autocarro com o Baldo na janela a gritar "SANCTI.... SANCTI..." :D
Depois de termos caminhado cerca de 12 km's e aparece-nos um café mesmo ao pé do caminho, decidimos parar para comer, eram cerca das nossas 10h e já estavamos a pensar em almoçar... entramos e sentamo-nos no balcão, por detrás do balcão uma mulher de preto pequenina, que nos serviu os bocadillos que eu tinha pedido pequeninos... :D ao que ela pega numa baguete para aí com metro e meio e diz, isto dá para os três.... :D as sandes estavam boas, mas foi preciso arranjar coragem para as comer...
Estivemos no bar para aí 45 minutos... decidi ligar a Juan para saber como estavam... estavam também parados a descansar ao pé de uma igreja, a cerca de 2 km de nós... como iam começar a andar decidimos esperar por eles, para os incentivar a irem até Padron... para isso arranjamos uma bela de uma sombrinha e toca a esticar as perninhas... Como eles nunca mais chegavam quase dormiamos e passada uma hora e meia lá passam J&J... mas nem pararam... agora pensando bem, talvez não parasse... era quase como se estivessemos a fazer troça deles por irem mais devagar...
Deixa-mo-los avançar e lá tomamos caminho. O caminho seguia novamente por uma mancha verde muito bonita e fresca... passamos o Juanito e encontramos o Juan ao pé de uma ponte sobre o rio Ulla (ou talvez não), paramos e ficamos na conversa com ele, entretanto chegou Juanito e fomos até ao rio molhar os pés... ficamos mais um pouco na conversa e dissemos que ainda faltavam uns 8 km's para o albergue... Juanito confessava que parecia pouco, já tinhamos feito 16 até aquele ponto e agora era mais um bocadinho, mas que não conseguia... com tristeza lá fomos embora... paramos 500m à frente numa fonte... naquele dia não haviam as paragens técnicas, pelo contrário, havia as caminhadas técnicas de tempo a tempo :D ...
Novamente mancha verde e o grito/berro da Ana que ia sendo mordida por bicho, alvo de chacota por minha parte e do Lu, fizemos um salvamento de um pequeno pássaro do betão quente da hora do almoço e coloca-mo-lo num sítio à sombra (será que se safou depois disso?)... passa-mos uma localidade que tinha uma messagem de animo no chão escrita no meio das setas, faltavam 2 km's...
Até que passamos o rio e Padrón ficava já ali... chegamos ao albergue e encontramos Juan Maria, que tinha adorado o caminho e estava muito emocionado e encontramos também B&E que tinham decidido adiar um dia a chegada a Santiago para estar mais uma noite com o "nosso" grupo... no meio disto tudo escrevi uma mensagem a Juan a avisar que o albergue ficava no km 23, quase 24... e disse que era bom se conseguissem fazer um esforço... ao que ele me respondeu que sim que iam tentar... no albergue estava mais um italiano (Fabian) que também ia a caminho de Fátima.
Nós tomamos o banhito normal e fomos para um bar beber e comer... estavamos com sede e fome, e conseguimos um onde ia dar o jogo do Brasil, o Lu estava a delirar, mas 2 minutos de entrar no bar começou a delirar com outra coisa, de nome Isa, uma menina que nos atendeu... muito bonita e simpática por sinal.. que nos ensinou o que era um "puticlub", mas que ficou embaraçada ao explicar... :D
Entretanto J&J conseguiram chegar, já o Brasil ia na 2ª parte... tinham eles feito também a sua paragem técnica para conseguirem chegar até ao albergue... estava radiante, e eles também... Juan confessou que parecia que tinha mais uns filhos a tomar conta e a torcer por eles... era verdade, eramos um só...
Fomos todos jantar e fizemos a foto do grupo, depois foi voltar ao albergue e dormir... foi um belo encontro aquele jantar, a única coisa má eram os foguetes da comunhão e o vento frio que estava ali ao pé do rio...
E foi assim que se passou o quarto dia... foi o "DIA" gozámos o caminho como deveria ser, formamos um grupo maior que nós mesmos e interagimos... não vou dizer que a caminhada nesse dia não costou... claro que sim, foram 25 km's os joelhos no final já não eram os mesmos, mas todas as vivências desse dia fizeram esquecer qualquer outra coisa má que tivesse passado pela nossa cabeça...
No dia a seguir iamos começar cedo, e sem pequeno-almoço, era domingo e estava tudo fechado, e o único café aberto às nossas 6h00 era num terreola afastasda (La Escravitude), segundo as informações da nossa amiga Isa...
Amanhã era o último dia...