terça-feira, junho 27, 2006

Dia 3 - Pontevedra - Briallos

Ai que este dia custou...
Para começar a noite foi algo fria... estávamos mesmo ao lado da janela que estava aberta para trás... mas antes o frio que o cheirinho que pairava no ar...
Mas lá passou a noite e quando demos conta, éramos os últimos a sair do albergue, bem quase os últimos tinham ficado 4 ciclistas para trás, mas eles andavam ao nosso alcance...
Ao chegar ao único bar / pastelaria aberto, com um aspecto decente paramos... mas estava infestado por ciclistas alegres... podera, tinham largado toda a podridão durante a noite...
A espera para sermos atendidos foi grande, mas a de ser servido foi maior...
Enquanto esperávamos, vimos Juan e Juan a passar, devem ter passado a noite num dos hoteis próximos, bem como um montão de outros ciclistas que apareciam não se sabe muito bem donde...
Durante o pequeno-almoço estava muito apagado, basicamente estava ainda indisposto da salada da noite anterior... nem mesmo uma passagem rápida pelos "servicios" me tinha deixado mais aliviado...
Uma despedida do resto do grupo que tinha sido ilegalmente introduzido no albergue e ala que se faz tarde para a caminhada...
Em Pontevedra tinhamos feito 2 km's... por isso faltariam 14 km's para o albergue... coisa pouca para um dia... antes de sair da cidade ainda tempo para uma foto na catedral...
Ao entrar no subúrbios da cidade, tomo a frente de alvoroço, estava tão mal disposto que aguentava ir atrás... (para ajudar passei um cantil para o Lu que não tinha nenhum....) foi um alívio nas costas... :D... até à primeira mancha verde do percurso fiz o favor de puxar a malta... devo admitir que psicologicamente deve ter sido dos piores momentos da caminhada, de tão mal disposto estava...
A mancha verde, traz um caminho totalmente diferente de tudo até aí... bosque cerrado com muita água à mistura... lindo... aí uma primeira conversa com "Juanito"... o encontro com os amigos dos primos da Ana, da "aldeia"... :D
No final da subida da mancha verde, um patamar e uma linha do comboio para atravessar... aí mais um encontro com Juan e a 1ª pausa técnica do dia... a 30 m da 2ª paragem técnica...
A primeira numa rampa de uma garagem, com a companhia de Juan... umas barritas, uns líquidos e um concurso de "basquetebol" improvisado com a caleira das águas pluviais... até que uma senhora passa de carro e nos avisa de uma fonte já ali abaixo...
Lá partimos nós a caminho, mas não resistimos ao local da fonte... com um murinho espectáculo para nos recostar-mos e uma fonte de água fresquinha... após análise à mochila do Lu, decidimos que seria melhor tirar o peso a mais da meloa... como não sou fã, tentei dar meloa a todos os ciclistas que passavam... a maioria era portugues... tinham bandeiras a identificar, mas a minha boa acção só fez furou para o Juanito que adorou a Meloa... pelo caminho passou uma "procissão" de veículos antigos, todos nos apitavam e cumprimentavam... entretanto o Lu e a Ana descobriram "Las CABRITAS"... andaram desaparecidos para aí 15 minutos a ver cabras... o dia não podia estar a correr melhor... :D
A viagem seguiu, e o caminho começou a apanhar uma parte com algumas alterações devido à nova linha de comboio, o caminho parecia não acabar com tantos estradões para fazer...
Finalmente o rendimento estava a dar frutos e o albergue aproximou-se de nós... chegamos lá na companhia de Juan...
O albergue era encantador, asseado e comfortável... tinha um aspecto realmente acolhedor...
Quando chegamos fomos recebidos com muita alegria, mesmo assim não nos esquecemos de pedir desculpas pela barulheira da noite anterior... eu tinha levado a revista que o Baldo se tinha esquecido no albergue de Pontevedra e sem mais nem menos, passei a ser o Sancti... Porreiro...
Depois de um banho reconfortante, ficamos com os restos do almoço dos espanhóis... que simpatia... mas não tinhamos grande hipótese, a loja da aldeia estava fechada e o restaurante mais próximo era a uns 2 km's pela estrada nacional...
Depois do almoço um descanso no alpendre, que soube pela vida... este dia foi cheio de momentos assim, juntos os três, a comentar o caminho e o que nos tinha acontecido... foi diferente e pela primeira vez acho que partilhámos o nosso caminho...
Ainda tivemos tempo para falar com o Hughes (canadiano), que estava a fazer o caminho para Fátima... o rapaz já fez o caminho Francês e vinha a contar fazer o caminho primitivo, mas graças à CP, trocaram-lhe Valencia por Valença do Minho... :D
Depois veio uma visita à loja da aldeia... era a segunda, mas à primeira ninguém nos abriu a porta... desconfio da SIESTA... arranjamos qualquer coisa para o jantar e lá nos aguentámos, eu tentei estudar, mas depois veio uma conversa interessante com o Hughes que durou até ao jantar... UPS...
Depois do jantar uma volta para ajudar a fazer a digestão... e mais um momento mágico na lavandaria onde nos juntamos de maneira a não incomodar o pessoal que já estava na cama...
Depois a ida para o quarto... a Ana foi rainha nessa noite e teve um quarto só para ela... pelo menos até à chegada do Baldo... "SANCTI... SANCTI..." que desgraça... mas era para se despedir de nós... provavelmente não o veríamos mais...
A noite ficou pesada e triste porque não contávamos estar todos juntos no próximo albergue... era a tristeza de perder uma parte do caminho...